sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bolo na xícara

Encontrei esse texto sobre a origem dos cupcakes e achei que valia a pena colocar aqui.

Isso porque recebi um e-mail de uma amiga com receitas de "bolo na xícara" e também porque testei uma receita em uma xícara (foto abaixo) que recebi da Chá e Arte, uma casa de chá aqui de Curitiba muito graciosa e  com proprietários muito bacanas.

O cupcake cai bem em todas as ocasiões ainda mais acompanhado de uma boa xícara de chá.

Então, vamos de cupcake hoje?

"Os cupcakes nasceram mesmo no Reino Unido, e sempre foram conhecidos como Fairy Cakes (bolo das fadas).

Presente em todas as ocasiões (café da manhã, chá da tarde, aniversários, festas), tradicionalmente era de baunilha com cobertura de “Royal icing” (fondant).

Acredita-se que chegou aos USA em meados do século XIX, e foram chamados de cup," "measure" ou "number" cake.

Isso se deu porque todos os ingredientes da receita eram medidos por xícaras (cups), ao invés de pesados como era o costume naquela época. E esse tipo de medição foi considerado revolucionário pela facilidade que dava à dona de casa.

O "The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America explica que o o nome “cup” tinha um duplo significado por causa da prática de assar em pequenos recipientes, inclusive em xícaras de chá."


As xícaras eram convenientes porque os fornos levavam um tempo enorme para assar um bolo grande , como também era comum eles acabarem queimando. AS latas também eram comuns em residências da virada do século 20 e os bolos eram assados nelas.

É interessante notar que os bolos foram provavelmente chamado de "bolo de número" , porque havia um dispositivo mnemônico para lembrar a receita: Uma xícara de manteiga, duas xícaras de açúcar, três xícaras de farinha e ovos quatro mais um copo de leite e uma colher de bicarbonato.
A fórmula ficou conhecida como o bolo a um-dois-três-quatro. Hoje em dia os cupcakes ainda são, na sua maioria feita com ingredientes similares ao tradicional."

(Fonte: Cupcake take the Cakes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário